Educação Financeira e Empreendedorismo

Porque é importante Educação Financeira e Empreendedorismo para Crianças e Adolescentes?

As crianças e os adolescentes não são meros agentes passivos em termos de participação na vida econômica. Na prática, os mais novos constroem, de forma regular, explicações para os elementos que os rodeiam percebendo, assim, aspectos econômicos do meio que os cercam. A forma como a família se relaciona com os aspectos relacionados às finanças, ao empreendedorismo e intraempreendedorismo inevitavelmente irá condicionar a formação dos futuros adultos. A promoção dos valores, a construção de conhecimentos financeiros e desenvolvimento de habilidades empreendedoras junto das crianças e adolescentes permitirão uma melhor adaptação de comportamentos e um reforço da compreensão de múltiplos elementos, tais como: normas, papéis sociais, crenças, decisões de consumo e poupança, dentre outros.

O senso comum, muitas vezes presente também na escola, considera que o conhecimento necessário para a educação financeira é o da matemática e, em especial, o da matemática financeira (porcentagem, juros simples e compostos, etc). Essa mesma visão associa o estudo sobre gestão empresarial e criação de novos negócios como algo a ser estudado apenas na vida adulta, a partir da faculdade.

Porém, nós acreditamos que essas questões devem ser abordadas desde o início da escolaridade. Na nossa visão, esses conteúdos podem ser situadas no âmbito do consumo responsável, do desenvolvimento da intuição e do debate sobre empreendimentos sustentáveis e inovadores.

Ou seja, o conhecimento financeiro deve ir além dos números e as ideias sobre negócios podem partir de pensamentos e ideias sonhadoras e utópicas das crianças e adolescentes.

Em ambos os casos estar-se-á trabalhando com habilidades atitudinais e competências empreendedoras.

Entendemos que a educação financeira e o empreendedorismo no âmbito escolar deve permitir não só a compreensão básica do funcionamento do sistema financeiro, mas também possibilitar ao educando reconhecer possibilidades e limites desse sistema.

Ou seja, não se trata apenas de capacitar o aluno para lidar com as ferramentas financeiras presentes em seu cotidiano, mas também de desenvolver uma visão crítica desse sistema.

Para atingi-lo, acreditamos que seja necessário reconhecer a especificidade do mundo financeiro, mas também a sua inter-relação com os outros aspectos do consumo responsável.

Nosso Projeto

Nosso time de educadores experientes propõem-se a implementar Projetos Educacionais cujas temáticas preparam os jovens para o mundo do trabalho. Desenvolvemos competências subjacentes à Educação Financeira e ao Empreendedorismo e que são relevantes para o contexto atual, tais como a formação para valores, a ética, a cidadania e a solidariedade. Buscamos integrar aos projetos pedagógicos temáticas que desenvolvam habilidades atitudinais que contribuem para a formação integral dos estudantes.

Nosso Projeto de Educação Financeira e Empreendedorismo para Crianças e Adolescentes segue as diretrizes do Comitê Nacional de Educação Financeira, formado por integrantes de diversos órgãos e entidades, tais como Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Ministério da Economia, Ministério da Educação, dentre outros. 

As diretrizes têm como premissa oferecer ao jovem estudante a formação necessária para que possa tomar decisões financeiras conscientes e sustentáveis tanto para a vida pessoal quanto para o país.

Acompanhamento escolar com aulas de educação financeira

Adicionalmente a essas diretrizes, que dão um norte para a inserção de novas iniciativas de projetos às escolas, adicionamos o tema Empreendedorismo por entendermos que encontra total relação com a educação financeira. 

A experiência de nossa equipe nos qualifica para abordarmos esses tópicos concomitantemente, num projeto consistente e que aborda problemáticas reais do cotidiano.

A educação financeira e o empreendedorismo abarcam componentes que vão além dos conceitos econômicos. Nosso Projeto contempla uma formação educativa sustentada em valores éticos, promoção da cidadania, práticas sustentáveis e de voluntariado. Em nossas intervenções, incentivamos uma atitude ativa e crítica dos estudantes.

Proposta Pedagógica

Interessou-se pelo Projeto?

A experiência de nossa equipe nos qualifica para abordarmos esses tópicos concomitantemente, num projeto consistente e que aborda problemáticas reais do cotidiano.

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