O Tangram com suas inúmeras atividades auxilia no desenvolvimento das habilidades matemáticas, no desenvolvimento da criatividade, do espírito de equipe, da autoconfiança e da autoestima. Considerado um jogo de encaixe, o Tangram oportuniza o desenvolvimento das relações espaciais, que envolvem conceitos de topologia e de medida. Além disso, desenvolve a concentração e o raciocínio lógico das crianças. Conheça mais sobre esse quebra-cabeça milenar e tenha acesso a oficina completa com as atividades.
O TANGRAM E SUAS LENDAS
Muito pouco se sabe a respeito da origem do Tangram. Ele é conhecido como um quebra-cabeça chinês, de origem milenar cujo uso foi sendo difundido pela tradição. As primeiras referências escritas que se tem a seu respeito datam do século XIX, quando foi trazido para o Ocidente. Em 1818, já era conhecido na América e em vários países da Europa. Existem várias lendas sobre ele, que tentam explicar sua origem e a origem do seu nome, dentre as quais destacam-se:
A TÁBUA DAS SETE SABEDORIAS
Diz a lenda que o jogo surgiu há quase quatro mil anos, quando um monge chinês deixou cair um ladrilho quadrado de porcelana, partindo-o em sete pedaços. Ele ficou maravilhado ao descobrir que podia recriar o mundo com os sete pedaços em que havia se despedaçado seu ladrilho. Ao se abaixar para recolher os cacos, ele percebeu que podiam ser dispostos de modo a formar muitas figuras geométricas sem faltar nem sobrar nenhuma peça. Este quebra-cabeça deu origem ao Tangram (Tchí Tchío Pam) que significa habilidade e destreza. Ele foi encaixando as peças e fez um triângulo.

Mexeu outras peças e o triângulo se transformou em retângulo.

O ESPELHO DE TAN
Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciara uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
– Com esse espelho você registrará tudo que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
– Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
– Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
Lendas e histórias sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do Tangram. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas. O trabalho com as diferentes lendas e histórias criadas em torno deste quebra-cabeça proporciona o desenvolvimento da linguagem escrita e falada. Parte-se do pressuposto de que habilidades matemáticas e de linguagem desenvolvem-se juntas, conforme os alunos escrevem, lêem e discutem as ideias matemáticas. A conexão entre Matemática e a linguagem permite o desenvolvimento de habilidades de interpretar, analisar, sintetizar e as possibilidades de significar os conceitos matemáticos.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
O Tangram é formado de sete peças que têm formas bem conhecidas, originadas da decomposição de um quadrado: cinco triângulos retângulos isósceles, dois pequenos, um médio e dois grandes, um quadrado e um paralelogramo. Com suas peças, é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números e figuras geométricas.
Em se tratando de geometria, pode-se, com o Tangram, trabalhar o conhecimento das figuras geométricas (quadrado, triângulo, retângulo, trapézio, paralelogramo); sua classificação e seus elementos (ângulos, lados, diagonais e posições relativas de retas em um plano); com transformações no plano (rotações, translações, simetrias e homotetias); noções de medida em geral e de medida de área. Na aritmética, pode-se trabalhar com relações de dobro, de triplo, de quádruplo, além de conteúdos de frações e porcentagem. A partir das relações quantitativas e de medida que se estabelecem entre as peças, as atividades propostas com Tangram permitem, além de promover a ludicidade na aprendizagem, o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e de habilidades relacionadas à resolução de problemas.
A oficina contendo as peças do Tangram para recorte e um passo a passo de como realizá-la pode ser baixada clicando aqui.
Outra proposta lúdica de promover a aprendizagem é apresentar o Tangram no seu formato digital. O site do Rachacuca apresenta inúmeras formas geométricas para serem construídas digitalmente.
Por hoje era isso! Bom trabalho pessoal.