A Resolução de Problemas no Ensino de Matemática

A resolução de problemas surge como um método de ensino adequado para tornar o ambiente de sala de aula mais dinâmico e desafiador. Esse método faz com que o estudante sinta-se atraído pelo desconhecido, modificando o que acontece geralmente: o medo e a ansiedade pelas situações não conhecidas e vivenciadas.

É comum entrarmos em contato com estudantes que relatam que não tem sentido estudar Matemática, pois não relacionam os conteúdos ou os cálculos com a realidade do seu cotidiano. Ainda nos dias de hoje, é possível encontrarmos em sala de aula práticas docentes tradicionais, onde o objetivo principal restringe-se a “transmitir” o máximo de conteúdos possíveis aos estudantes. 

Constantemente, esses conteúdos são fragmentados e desconexos de outras disciplinas, pois alguns professores estão despreocupados em desenvolver um planejamento encadeado logicamente, não apenas em relação a seus conceitos específicos como também a outras áreas de conhecimento. 

Na maioria das vezes, trata-se de uma acomodação por parte desses professores que não buscam oferecer uma aula envolvente e que proporcione aos estudantes situações desafiadoras presentes no seu dia a dia onde possam aplicar os conteúdos estudados. Adicionado a isso, ainda existem formas equivocadas de se avaliar simplesmente atribuindo notas e oferecendo aulas cansativas e repetitivas, passando a falsa ideia de que os jovens devem estudar com o intuito de se obter uma nota numa prova. 

É com o propósito de ampliar essa visão de ensino tradicional que a resolução de problemas surge como um método de ensino adequado para tornar o ambiente de sala de aula mais dinâmico e desafiador. Esse método faz com que o estudante sinta-se atraído pelo desconhecido, modificando o que acontece geralmente: o medo e a ansiedade pelas situações não conhecidas e vivenciadas. 

Segundo a concepção de Maria Ignez Diniz, sob uma perspectiva metodológica, “[…] a Resolução de Problemas corresponde a um modo de organizar o ensino o qual envolve mais que aspectos puramente metodológicos, incluindo uma postura frente ao que é ensinar e, consequentemente, do que significa aprender”. A autora define problema como sendo situações que não possuem solução evidente e que exigem que o resolvedor combine seus conhecimentos e decida a melhor maneira de usá-los em busca da solução.”

Antes de propor um problema ao estudante, o professor deve ter claro seu significado. Para Luiz Roberto Dante, problema “[…] é qualquer situação que exija o pensar do indivíduo para solucioná-la”. O autor complementa que um problema matemático refere-se a “[…] qualquer situação que exija a maneira matemática de pensar e conhecimentos matemáticos para solucioná-la”

Nessa perspectiva, de acordo com Juan Pozo e Maria Echeverria: “[…] o termo problema pode fazer referência a situações muito diferentes, em função do contexto no qual ocorrem e das características e expectativas das pessoas que nelas se encontram envolvidas.”. Para os autores, o professor deve entender a diferença entre problema e exercício: “[…] um problema se diferencia de um exercício na medida em que, neste último caso, dispomos e utilizamos mecanismos que nos levam de forma imediata a solução.

Além disso, o professor precisa considerar os objetivos da Resolução de Problemas. Luiz Robert Dante estipula alguns objetivos a serem alcançados com o seu uso, como: “fazer o aluno pensar produtivamente”; “desenvolver o raciocínio do aluno”; “ensinar o aluno a enfrentar situações novas”; “dar ao aluno a oportunidade de se envolver com as aplicações da Matemática”; “tornar as aulas de Matemática mais interessantes e desafiadoras”; “equipar o aluno com estratégias para resolver problemas”; e, “dar uma boa base matemática às pessoas”.

Nas intervenções pedagógicas que inserem a resolução de problemas como prática, é recomendável que os professores sejam meros condutores para que as crianças e adolescentes cheguem às soluções por meio de suas construções cognitivas. Incentivar para que os estudantes não desistam no meio do que caminho e valorizar as pequenas conquistas repercute positivamente na construção da autoestima dos jovens, pois eles se sentem valorizados diante dos desafios. Para que seja aprimorada a habilidade em resolver problemas é importante expor para os jovens as estratégias e etapas para solucionar os problemas.

Adotar a Resolução de Problemas como método de ensino é um grande desafio tanto para professores quanto para estudantes, mas certamente o resultado será algo muito enriquecedor.

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