Educação 5.0: estamos preparados?

Nos último anos presenciamos avanços acelerados em nossa sociedade com a presença cada vez mais impactante das novas tecnologias. Na educação, avançamos da educação 4.0 para a educação 5.0.

Na Educação 4.0, a escola precisa conectar-se às inovações tecnológicas e à velocidade das mudanças. O grande desafio é planejar um processo de ensino que prepare os jovens para um mercado de trabalho e um mundo ainda desconhecidos.

Já a educação 5.0, há um avanço no que tange aos aspectos comportamentais e uma maior atenção dada aos aspectos subjetivos da educação. A Educação 5.0 é uma abordagem educacional que visa preparar os alunos para o mundo atual, em constante mudança, por meio da humanização das tecnologias e do desenvolvimento de competências socioemocionais.

Antes de tratarmos da Educação 4.0 e 5.0, vamos primeiramente analisar o que foi e o que representou a Educação 1.0, 2.0 e a 3.0. Afinal, o processo educativo sempre manteve certa correspondência com o meio sócio-político-cultural de sua época. Dessa forma, a educação foi, é e será influenciada pelo momento e meio na qual esta inserida.


EDUCAÇÃO 1.0

Esse modelo tem correspondência com os primeiros modelos de escolas tradicionais e perdurou durante toda a Idade Média. Basicamente, o ensino mantinha uma estreita simbiose com a Igreja e foi progredindo, metodologicamente falando, a medida que o contexto da época foi avançando. As grandes catedrais acompanharam o grande movimento de transformação das estruturas sociais, políticas e econômicas que marcou o Renascimento. Abaixo, uma ilustração da relação entre Trabalho e Escola nesse período.

Educação 1.0

EDUCAÇÃO 2.0

Nesse período, nos defrontamos com uma forte influência da Revolução Industrial. A Revolução Industrial provocou grande impacto sobre a estrutura da sociedade medieval, encerrando a transição entre o feudalismo e o capitalismo. A educação passa a ter como objetivo o treinamento, alicerçado na aprendizagem informativa à qual a memorização fica evidenciada. A maioria das propostas curriculares tem como pressuposto uma educação pautada em transmissão de conteúdos. Nesse cenário, assim como ocorreu na Educação 1.0, havia uma relação coerente entre o Trabalho e a Escola.

Educação 2.0

EDUCAÇÃO 3.0

Na sociedade pós-industrial, a família, a mídia, o cotidiano das escolas não são mais os mesmos. Surge a cultura interativa, participativa e colaborativa. Tudo se transforma numa velocidade muito rápida. O acesso às informações também, possui uma instantaneidade que nunca fora vivenciada antes. A inserção das novas tecnologias em sala de aula, hoje em dia, é chover no molhado. Não há como dissociar o ensino das novas tecnologias. 

Em entrevista ao site Porvir, o professor Edvaldo Couto (Doutor em Educação pela Unicamp e palestrante das duas edições do InovaEduca 3.0) elenca os seguintes pontos:

➡ Quando se fala em tecnologias digitais não mais falamos em máquinas, mas em pessoas conectadas, fazendo coisas incríveis porque estão juntas, trabalham em parceria, de modo coletivo. Se as pessoas não estiverem conectadas e não tiverem liberdade para discutir e criar, nada mudará na educação. 

➡ A educação 3.0 traz as tecnologias digitais para a sala de aula para estimular a produção e a troca de conhecimentos. A ênfase não deve estar nos objetos técnicos, seus ambientes e aplicativos, mas nas interações, nas trocas, no fazer coletivo. Então, a sala de aula passa a ser qualquer ambiente onde as pessoas se conectam umas às outras e criam, encontram soluções para seus problemas, enfrentam coletivamente seus dilemas. Onde há pessoas conectadas, tem ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais. 

➡ O professor não é mais aquele que transmite um determinado saber pronto. Ser professor na cultura digital implica coordenar, orientar, incentivar a aprendizagem colaborativa e cada vez mais personalizada.

Na Educação 3.0, o estudante deve ser gerenciado e não controlado. Isso significa que o arquétipo que presumia que as novas tecnologias substituiriam a presença do professor não é verdadeiro. O fato é que o professor centralizador do conhecimento, que rugia e comandava a sala de aula da forma que bem entendia, está pouco adaptado ao novo ambiente tecnológico e convergente dos recintos escolares. Os meios tradicionais de ensino e aprendizagem não estão sendo substituídos. Suas funções e status é que estão sendo transformados pela introdução das novas tecnologias educacionais nos ambientes escolares.

Diferentemente dos modelos de Educação 1.0 e 2.0, na Educação 3.0 já não encontramos um fiel retrato que reproduza nas escolas a realidade do mundo existente fora da escola.

Educação 3.0

EDUCAÇÃO 4.0

Eis o momento que presenciamos desde meados deste novo século. A velocidade das mudanças e inovações tecnológicas são ainda mais presentes do que no modelo 3.0. De acordo com o Portal Nova Escola, o termo Educação 4.0 está ligado à revolução tecnológica que inclui linguagem computacional, inteligência artificial, Internet das coisas e contempla o learning by doing que traduzindo para o português é aprender por meio da experimentação, projetos, vivências e mão na massa. Segundo matéria do portal, apesar de vivermos na era digital e de fazer uso de tecnologias diversas em nosso dia a dia, esse mundo não está integrado à escola. É necessário integrar tecnologia ao currículo, explorar seu potencial e promover a conversa com as áreas de conhecimento.  Precisamos preparar os jovens para um mundo que está mudando muito rápido.

De uma forma geral, a educação ainda se encontra em descompasso com as necessidades reais que os estudantes irão se deparar ao concluírem a vida escolar. Esse distanciamento entre o mundo real e o que as escolas geralmente oferecem tende a criar um desinteresse por parte dos estudantes, pois os mesmos não encontram na prática significações para seus estudos. O descrédito das instituições e o desinteresse por parte de muitos adolescentes de frequentarem as classes escolares cresce consideravelmente nessa fase.


EDUCAÇÃO 5.0

A Educação 5.0 valoriza a interatividade, a personalização e a inclusão, e busca promover o desenvolvimento holístico do aluno. O objetivo é que os alunos se preparem para sugerir boas soluções para o bem social, e que sejam capazes de usar a tecnologia de forma saudável e produtiva.
A Educação 5.0 é um aperfeiçoamento da Educação 4.0, que se destacava pela utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula.

O desafio é imenso! Hoje, estamos preparando estudantes para empregos que ainda não existem. Isso significa que devemos habilitar os estudantes para um futuro que nós, professores, ainda nem conseguimos especificar ou descrever. O momento presente clama para que haja um ambiente escolar cada vez mais compatível com a realidade e interesse dos jovens.

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