Alfabetização Matemática
- Atendimento em pequenos grupos de crianças desde o início da escolaridade
- Três grandes eixos de ensino: geometria, lógica e estruturas numéricas
Através desse projeto, busco implementar o ensino em espiral e estabelecer relações lógicas entre os diversos conteúdos matemáticos, sistematizando-os através de métodos devidamente pensados para que as crianças aprendam efetivamente a matemática como uma linguagem. Valorizo a ludicidade no ensino e acredito nesta proposta pedagógica, entretanto, procuro desde o início da escolaridade promover um ensino matemático formal também.
Acredito que a compreensão de conceitos e a consequente eliminação da mecanização possam ser estimulados (muitas vezes de forma intuitiva) nos primeiros anos escolares. É muito importante, para o bom entendimento da criança, que os educadores expressem-se adequadamente no que tange à linguagem matemática. Para que isso ocorra, ao meu ver, é muito importante que educadores possuam bom repertório matemático, pleno entendimento dos conceitos e gosto pela linguagem matemática.
3 Grandes Eixos de Ensino
Considero que o campo conceitual das primeiras aprendizagens matemáticas, além de um conjunto de situações, de procedimentos e de representações, define-se, quanto aos conteúdos, em três grandes eixos:
- Geometria, destacando desenvolvimento do senso espacial: a topologia, a localização, os deslocamentos, as formas e figuras, as simetrias e a medida.
- Lógica, destacando as relações, os conetivos lógicos, os conjuntos e suas representações.
- Estruturas Numéricas, destacando a construção da ideia de número e do desenvolvimento do senso numérico (a numeralização) e as estruturas aditiva e multiplicativa.
Os alunos somente desenvolverão a competência matemática se, na etapa de alfabetização, ao construírem as primeiras noções relacionadas à lógica, à aritmética, à geometria, à álgebra, lhes forem oportunizadas ricas e variadas experiências de aprendizagem, significativas e adequadas à sua faixa etária e ao seu desenvolvimento cognitivo.
O que se espera das crianças:
- Predisposição para raciocinar matematicamente
- Aquisição do gosto e confiança para realizar que requerem raciocínio lógico
- Aptidão para comunicar descobertas e ideias, fazendo estimativas e verificando os resultados obtidos
- Execução de cálculos mentalmente e com algoritmos convencionais
- Que procure regularidades e padrões
- Que formule generalizações
- Que use a matemática e relacione-a a outras áreas do conhecimento e ao dia a dia, percebendo sua utilidade e beleza, além de entendê-la em sua história
Para maiores informações parcerias: